AVOS é a Associação de Voluntários de Apoio e Assistência a Criança e ao Adolescente, mas para além disso, o que a AVOS É?

Somos uma Associação de Voluntários, fundada com a missão de amparar por meio da assistência social, saúde, educação e cultura, as crianças e adolescentes atendidas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, buscando sempre garantir os seus direitos.

Temos o propósito de tornar a jornada hospitalar mais humanizada e acolhedora. Nosso trabalho é pautado na ética, no cuidado e na solidariedade, oferecendo apoio emocional para os pais e momentos de alegria e distração para as crianças, por meio de atividades lúdicas como contação de histórias, música e terapias assistidas com animais.

Ambulatório de oncologia

E nosso trabalho vai além!

Através de projetos e campanha de arrecadação, fomos capazes de reformar unidades hospitalares e construir um ambulatório de oncologia, pensando sempre em proporcionar ambientes mais confortáveis e adequados para o tratamento dos pequenos pacientes. Acreditamos que um ambiente acolhedor é fundamental para o processo de cura e recuperação.

Sabemos que muitas famílias enfrentam desafios extras quando precisam lidar com uma internação inesperada. Por isso, oferecemos apoio prático por meio de assistência social na doações de cestas básicas, fraldas, lenços umedecidos, roupas e itens de higiene, garantindo conforto e cuidado em momentos difíceis.

Nosso papel não estaria completo sem assegurar o acesso dessas crianças e adolescentes a tratamentos, exames e medicamentos, quando esses não são cobertos pelos SUS e as famílias não possuem condições de arcar financeiramente com a despesa.

A AVOS também é a Casa de Apoio Vovó Gertrudes, um refúgio para aquelas famílias que vêm de longe no Estado de Santa Catarina e não têm onde ficar durante o tratamento oncológico de seus filhos. Na Casa, além de um quarto acolhedor, oferecemos refeições e acompanhamento com assistentes sociais, garantindo que se sintam amparadas e acolhidas em um momento tão delicado.

Não paramos por aí.

Acreditamos que a prevenção é tão importante quanto o tratamento. Por isso, promovemos o Projeto Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil, em parceria com o Instituto Ronald McDonald, realizando capacitação para profissionais de saúde e da educação. Nosso objetivo é capacitar esses profissionais a identificar precocemente os sintomas do câncer em crianças e adolescentes, aumentando as chances de cura com um tratamento eficaz e menos invasivo.

 

AVOS é Humanização Hospitalar, é Acolhimento, é Investimento na Saúde das Crianças

Missão

Promover apoio, assistência social  e proteção dos direitos das crianças e adolescentes, com ações humanizadas no ambiente hospitalar e casas de acolhimento.

Visão

Ser referência no Estado de Santa Catarina, no atendimento e amparo por meio da assistência social, saúde, educação e cultura, buscando garantir a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Valores

  • Acolhimento
  • Solidariedade
  • Comprometimento
  • Ética

Também somos ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, abrangendo questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.

As metas são amplas e interdependentes, mas cada uma tem uma lista separada de pontos a serem alcançados. Em nossa missão de apoio e assistência aos direitos das crianças, a AVOS impacta em 2 objetivos: